Delícia de morango da Dila

Não é segredo para ninguém que minha primeira professora na cozinha foi minha mãe. Eu pequenininha ficava vendo ela cozinhar, ajudando ela a fazer as comidas, principalmente nessas datas festivas.



Mina mãe era uma pessoa cheia de segredos. E de cuidados também. Não me deixava chegar perto do fogo. Até quase uns 18 anos ela não me deixava nem colocar as coisas no forno.

Mas essa sobremesa que eu conto para vocês hoje não vai ao forno. E era uma das minhas preferidas. Antigamente só existia morango aqui no Rio no meio do ano. E era a sobremesa que ela fazia no meu aniversário, em agosto.


Você vai precisar de

· pão de ló

· morangos

· 1 lata de leite moça

· 300g de leite

· 55g de gemas ( aprox 3)

· baunilha (opcional)

· 130g de claras

· 200g de Açúcar

· 1 lata de creme de leite gelada sem soro


Como fazer:

1) corte o pão de ló e forre um pixex



2) separe morangos inteiros para decorar e o resto ( seja farto e generoso) corte em pedaços médios

3) disponha os morangos no pão de ló



4) faça o creminho quente - leite condensado - 300g de leite - 55g de gemas - baunilha Leve ao fogo até engrossar.



5) JOGUE NO PIREX EM CIMA dos morangos.




6) espere gelar....


7) faça o merengue suíço - 130g de claras - 200g de Açúcar leve ao banho maria até 65/70 graus e se vc não tem termômetro vc testa com seu dedo, mete o dedinho na vasilha e esfrega um dedo no outro até não sentir grânulos de Açúcar. Leve imediatamente para a batedeira e VC vai bater até ficar frio e montar um lindo merengue.



8) misture o creme de leite sem soro com o merengue e faça uma nova camada no pirex



9) deixe gelar


10) cobertura final:

2 opções - você pode repetir a receita do merengue e cobrir com merengue OU - você pode SE FOR COMER No mesmo dia bater chantilly e colocar por cima e decorar com morangos.

Obs: o chantilly fresco deixa a validade CURTA pois aliado aos morangos começa a soltar líquido. SE você tiver perto de você acesso a chantilly vegetal (vem na caixinha é só bater) USE. Eu vou cobrir com merengue. Logo vou fazer 2x.



Aproveitem era a sobremesa do meu aniversário❤

376 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Waffle com descarte do levain

Acredito que o jeito mais fácil para aproveitar o descarte do levain é fazendo preparações simples e rápidas. E esse waffle é justamente isso! Reparem que usei farinhas glúten free pois está preparaçã