top of page

Massala chai

No último dia de Índia fizemos uma aula de culinária com uma indiana maravilhosa chamada Anchal (http://tastesutra.com/). Rodrigo e Malu fizeram também, e não tinham noção de como iam gostar.


Logo no comecinho da aula, a Anchal ensinou a gente a fazer o famoso chai indiano. Quem assistiu a novela "Caminho das Índias" deve lembrar bem do Chai.


Lá eles chamam de Massala Chai. Chai é a palavra em hindi para o nosso chá. E Massala é a palavra para mistura. O massala chai é um chá feito com uma mistura de temperos, e cada família tem seu Massala. Esse é o da Anchal.


Então vamos lá, aprender o Massala Chai da Anchal:


Ingredientes:

Água - 450 ml

Leite - 250 ml

Chá preto - 7g (você pode colocar mais ou menos conforme sua preferência)

Cardamomo - 2 cardamomos inteiros

Erva doce - 15g

Gengibre - um pedacinho de aprox. 60mm

Canela - a gosto

Açúcar a gosto


Reparem que não usei chá de saquinho. Eu prefiro usar o chá a granel, mas fica a opção para vocês. Compro o meu na Tea Shop.


Modo de fazer:

1) Amasse bem o gengibre

2) Coloque a água para ferver junto com o cardamomo, a erva doce, gengibre, canela e o chá



3) Deixe ferver por 3 a 4 minutos (sim, lá eles fazem com o chá desde o começo)

4) Adicione o leite


5) Deixe fervilhando por mais um minuto

6) Coe tudo, e se quiser, adicione o açúcar



778 visualizações1 comentário

1 comentário


LUCIANA ZIMMERMANN
LUCIANA ZIMMERMANN
12 de fev. de 2019

Se eu pudesse me trasportar num piscar de olhos, eu estaria nesse exato minuto em Botafogo, e te daria um abraço apertado ( sei da sua questão sobre abraço). A primeira vez na vida que tomei um massala chai, foi no meu primeiro curso de pão de fermentação natural em abril de 2017 ( e até não aprendi a fazer pão ----tristeza----mas só esse ano que me aventurei).

Eu quase morri de vergonha, pois só eu tomava, TOMEI TUDO, se me deixasse eu levava numa garrafa. Já fiz váriasssssssssssssss receitas de internet. A titcher do pão, me falou por cima, mistura assim e assado. Eu fazia e não chegava no sabor.


Agora, ao abrir o e-mail tive essa grata surpresa,…


Curtir
bottom of page