top of page
IMG_1612.JPG

UM PEDAÇO DO INÍCIO

Estudei num bom colégio, fiz atividades complementares e por fim a faculdade. Pisquei estava na pós graduação. Muita dedicação para ser Ortodontista. E foram 10 anos de muitos sorrisos, expectativas e estética.

 

E no momento que tive ajuda financeira (sim pois não existe conto de fadas, alguém tem que ajudar e acreditar em nós) coloquei um ponto final na minha primeira escolha de carreira. E respirei e  fui fazer gastronomia.

FACULDADE OUTRA VEZ

Comprei livros, esgotei as leituras, busquei no digital e resumi tudo. Tirava foto nas aulas de tudo. Após cada aula, passava no mercado e repetia a aula toda. E novamente resumia, desta vez a aula pratica. 

 

Fui atras de equipamentos, panelas e cursos extras. Me encantei por tudo. Aprendi na segunda faculdade, como delegar, como tolerar, como acreditar que dá certo.

 

Segui em frente. A padaria era meu foco e desafio. Muito empenho, muito treino.

MINHAS EMPREITADAS

Comecei com doces, fui para bolos, chocolate e voltei para pães. Além de fazer comida para fora. Resolvi depois de alguns conselhos focar no pão e abandonei as comidas. 

 

Paralelamente fiz sommelier de cervejas, pois estávamos já algum tempo fazendo cerveja em casa. A cerveja me deu o pontapé inicial para APRENDER a degustar. Comecei a seguir o protocolo para tudo: do legume ao queijo. Do arroz ao vinho. Percebi que tudo era uma questão de provar, provar, analisar, e gravar o sabor e método de preparo ou origem do produto. 

O CORPO NÃO ALINHADO COM A MENTE E O MUNDO FREE

Nesse tempo, minha saúde não estava boa. Sono ruim, cansada todos os dias, sobrepeso, e enxaqueca. Decidi procurar um médico. 

 

Estava com hashimoto, doença autoimune, metabolismo louco, intoxicada. Recomendação: parar de beber e comer refinados, açúcar e trigo. Como ? Eu estava desenvolvendo minha carreira com cerveja e pão.... Mas pensei: é outro o caminho, vou levantar e seguir. 

 

Tive meu retorno ao zero. Decidi parar de beber. Joguei fora açúcar, adoçante e coisas assim. Comecei a fazer exercícios, mudei hábitos  e descobri um lado da gastronomia: Free 

 

Free TUDO. Sem trigo, sem refinados, sem leite.... free free free .... Mas e meus conhecimentos até aqui ??? Preparações cheias de trigo, leite, manteiga.... 

 

Mais uma vez, respirei, sentei, li muito. Comprei muito livro e tudo novo outra vez. Buscar conhecimento, muita leitura, pratica, releitura. 

MUNDO NOVO DE FARINHAS

Fiz cursos bons e ruins. Me voltei para dentro de mim mesmo e um dia resolvi modificar uma receita de pão de banana da minha mãe. Todos gostaram, comecei a vender, logo fiz outros sabores pois percebi a base e assim fui criando..... mas ainda não estava como eu queria.

 

Tive OBSESSÃO. Comprava absolutamente tudo glúten free e provava. Comprava diversas farinhas.... foi uma época de jogar muita coisa fora. As receitas não funcionavam, muitas eram horríveis.

Desejei fazer minha própria mistura. Mais uma vez li muito, parei, estudei e comecei a fazer minhas experiências. Associei conhecimentos de todas as áreas e pouco tempo já tinha minha combinação de farinhas para diversos pães e bolos. 

 

Os pães estavam muito incríveis. Mas eu queria mais. Eu queria que eles fossem como os que eu fazia no passado com trigo. Nesse momento comecei uma luta com meu próprio paladar. Me tornei muito crítica, muito severa, me fechei, me isolei dentro da minha cozinha. Até que comecei a chegar no resultado. 

REVIRAVOLTA CRIATIVA 

Precisei ficar sem comer nada de origem animal. E mais uma vez voltei para o zero. Pois fazer panificação sem trigo, sem leite estava superado, mas SEM OVOS??? 

 

Meu horizonte se abriu, em pouco tempo os produtos veganos e free de trigo estavam sendo produzidos. 

 

Voltei ao médico e exames muito bons !!! Parabéns !!! Vamos voltar a comer de tudo. Sim, após quase 4 anos eu teria meu encontro com o trigo outra vez....

 

Voltei para casa. Decidida a fazer um pão tradicional de fermentação natural com trigo, pois agora poderia comer. Fiz um curso rápido. 

 

Logo comecei a fazer o pão mais sonhado da minha vida. E fiquei tão feliz por conseguir fazer como se fosse um troféu. 

Constatei  que ao aplicar o conhecimento de acordo com  MINHA REALIDADE era capaz de fazer qualquer coisa, bastava insistir e acreditar. Com ou sem masseira, fermentadora ou forno profissional, consigo fazer pães incríveis que mantém meu foco, e me mostram que algo mais ainda está por vir.....

bottom of page